Quando uma pessoa morre, a maioria das pessoas não sabe o que fazer.
Há dois passos básicos a serem tomados imediatamente após a morte de alguém:

  1. O médico deve atestar o óbito.
  2. A morte deve ser registrada no cartório de registro civil local e uma certidão de óbito emitida.

 Esta página aborda a primeira etapa, recebendo orientações de transporte com causa normal de morte.

Quando alguém morre em casa

Quando alguém morre em casa, é importante que a família entre em contato conosco para que possamos marcar uma visita com o médico de família. Ele irá confirmar a morte e emitir uma Guia de Transporte de causa de morte Normal. Após isso, providenciaremos a remoção do falecido para a Capela / Casa Mortuária. É importante lembrar que esses procedimentos podem variar um pouco conforme a região, mas o objetivo é sempre auxiliar a família na tristeza da perda.

Quando alguém morre numa casa de repouso

A Instituição irá organizar para que o médico da mesma confirme o falecimento e emita a Guia de Transporte de causa de morte Normal. Uma vez que seja confirmada a morte deverá entrar em contacto connosco ou deslocar-se ás nossas instalações para tomar-mos as providências para a remoção do falecido para a Capela / Casa Mortuária, ou pedir a alguém da Instituição que nos chame.

Quando alguém morreu no hospital?

Normalmente, o médico assistente do falecido emitirá uma conta de transporte para a causa normal da morte. Forneceremos o mesmo em cada serviço designado pelo hospital. Você deve entrar em contato conosco ou visitar nossas instalações para providenciar a transferência do falecido para uma igreja / necrotério

Quando uma morte deve ser relatada ao Departamento de Saúde Pública?

Em alguns casos, as mortes devem ser relatadas ao Departamento de Saúde Pública.
Isso acontece quando:

• A causa da morte é desconhecida

• O falecido não tinha assistência médica

• Não existe nenhum médico que possa emitir um Certificado Médico

• A causa da morte não é normal ou é suspeita

• A morte é devido a doença ou envenenamento industrial.

• A morte é consequência de suicídio ou violenta

 

 

Uma vez que uma morte é relatada ao Ministério Público, a morte não pode ser registada até que o Ministério de Relações Públicas decida se deve investigar mais ou libertar o corpo.

O que o Ministério Público pode fazer?

Pode realizar uma das três ações:

• Conduzir uma investigação – Quando a investigação estiver concluída, você decidirá se deve demitir ou realizar uma autópsia.

• Nenhuma outra ação? Uma autópsia é dispensada – o médico legista emitirá um atestado de óbito e entregará o corpo à família.

• Faça uma autópsia para determinar a causa da morte.

Para registar um óbito:

Os óbitos devem ser registrados no registro civil local, que emitirá as diretrizes funerárias que permitem a realização de funerais, e o registro deve ocorrer em até 48 horas após o óbito e, no caso de autópsia, em até 48 horas após o óbito.

Para este registro, precisaremos dos seguintes documentos:

 

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